segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Jornal SOL

Veja aqui...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

IV Campeonato Português de Escalada em Árvores

Nos dias 12 e 13 de Outubro a Sociedade Portuguesa de Arboricultura promoveu nos jardins da Fundação de Serralves o IV Campeonato Português de Escalada em Árvores.
Este evento contou com a participação de arboricultores, que habitualmente usam a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte. Teve como objectivo principal divulgar a Arboricultura Moderna e as boas práticas de maneio de arvoredo, através de diferenciadas provas e confraternização entre profissionais, tendo como ponto essencial o respeito pela integridade das árvores.
A notabilidade de alguns exemplares arbóreos da Fundação de Serralves e o seu mediatismo ofereceu boas condições para a realização deste evento, permitindo simultaneamente cativar o público para a partilha de informação, de uma actividade cada vez mais profissionalizada e importante para a sustentabilidade do arvoredo urbano.
Assim, podemos fazer um balanço positivo e dizer que as expectativas foram superadas, 13 inscrições de participantes nas provas, cerca de 75 elementos diferenciados entre, organização, júri, representantes das empresas patrocinadoras e colaboradores da Fundação de Serralves, corpo de bombeiros de Valongo, elementos da animação para crianças e pelos cerca de 500 visitantes que pela fundação passaram.
A SPA, destaca mais uma vez os agradecimentos a todos os institucionais que apoiaram e patrocinaram este evento. Apoios: Fundação de Serralves, Stihl, Comité Internacional de Treeclimbing, Toyota, e Parque Biológico de Gaia. Patrocínios: Sip Protection, Regaflor, Terrarável, Sequoia Verde, Culto à Natureza, Cirurgias Urbanas, Árvores e Pessoas, Agrologos e Horto Alegria do Norte, SDA e Coval.
Ao grupo de animação da Associação Espanhola T.R.E.P.A., responsável pela festa da árvore dedicada aos mais pequenos, que decorreu paralelamente às provas de competição no dia 12 de Outubro, deixamos aqui também os nossos maiores agradecimentos, pelo esforço que fizeram para estar presentes e pelo trabalho exemplar que desempenhou.
Agradecemos também, a todos os colegas Espanhóis, Italianos, Franceses, Ingleses e Portugueses, que desde o primeiro ao último minuto se dedicaram ao sucesso deste evento.
O V Campeonato Português de escalada em árvores poderá realizar-se em Lisboa para o ano de 2008, encontrando-se o ano de 2009 sem qualquer cidade candidata para acolher este evento, já que o Campeonato Europeu de Escalada de Árvores está planeado para se realizar no Porto para o ano de 2010.