segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Educar é o melhor caminho para abandonarmos estas práticas. Não será fácil."

Algumas empresas de gestão de espaços verdes, incluem a poda na gama das suas prestações, pois esta actividade permite-lhes frequentemente utilizar o pessoal e amortizar o material durante o inverno. O nível de competência é muito desigual. A qualificação é feita pelos potenciais quantitativos e não qualitativos. As suas competências técnicas nem sempre são, adequadas à gestão das árvores ornamentais.
O trabalho em altura apresenta riscos inegáveis. É obrigatório estar consciente e identificar riscos antecipadamente. O conhecimento das condições elementares de segurança, de sinalização de obra, a familiarização com as ferramentas no solo antes da sua utilização em altura e a aprendizagem correcta das técnicas de trepa, são essenciais para evitar acidentes.
“Os acontecimentos no mundo resultam de causas que não vemos nem compreendemos. O inter-relacionamento destas causas tem consequências que não compreendemos. As nossas acções causam consequências que não compreendemos. O resultado é o caos. Um futuro melhor requer que compreendamos melhor a natureza das coisas hoje em dia.”
O livro do Poder, Objectivos e Principios
Não há justificação para preconizar uma ou outra, desde que os trabalhos de poda sejam, como é claro, executados com as competências exigidas.

1 comentário:

Arménia Baptista disse...

Até dói a alma! ...Nem tenho palavras para classificar semelhante...
Infelizmente todos os dias passo por dezenas de árvores mutiladas
:(