sábado, 14 de fevereiro de 2009

Com planetas assim devemos ter muito cuidado com as nossas árvores....

Em Portugal, preocupa-me o facto de termos doutores de secretária bastante especializados no dom da palavra, mas que na prática não conseguem executar aquilo que anunciam. Nas viagens que faço pelo país em trabalho, tenho contactado com uma realidade completamente dissipada e ofusca pelo poder do marketing. Não é excepção na Arboricultura, pois, existem empresas especializadas que não praticam o que apregoam. E como se costuma dizer, “da teoria à prática, vai uma grande distância.

Estes paus ao alto representam os restos de um cedro lindíssimo, recordo-me dele porque passava muitas vezes por este local. Neste caso é questionável a sua remoção, por diversos factores. Muitas das vezes a decisão de cortar a árvore é do cliente. Quando se contrata uma empresa especializada em Arboricultura Moderna esta, se assim justificar deveria ter como principal objectivo, demover o proprietário para o seu corte. Em último caso deveria ser removida na sua totalidade e nunca deixada neste repudiável estado.

Deixo aqui apenas uma amostra em fotografia de trabalhos executados por essas empresas, que evidenciam bem a falta de conhecimento na execução prática dos trabalhos de Arboricultura, tais, não dignificam nada as árvores em questão.

3 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Espero que os especialistas em arboricultura deste país possam chegar a um acordo quanto à forma de certificar a qualidade deste tipo de intervenções.
Dito por outras palavras, que possa existir um directório com o nome das empresas e dos técnicos devidamente credenciados para tais intervenções, de modo a que autarquias, instituições e particulares saibam a quem podem recorrer.
De outra forma, a suspeição estará permanentemente instalada entre os intervenientes no sector.

Cumprimentos.

Cheia de Pressa disse...

Não discuto a necessidade ou não de abate da árvore, não sei em que estado estava...
Contudo a solução de deixar o tronco parece-me muito interessante... Em diversos jardins e parques por essa Europa fora (civilizada, claro), quando não existem problemas de propagação de doenças e desde que não sejam um perigo para as pessoas, os troncos são deixados para permitir a ocupação por aves e insectos, fomentando a biodiversidade. Houvesse mais gente sensivel neste país e talvez tivessemos um planeta melhor...ou com toda a certeza mais diverso...

Kirigrafia disse...

Ótimo encontrar estas suas "inconveniências", pois é demasiado inconveniente e indignante encontrarmos tamanhas mutilações covardes feitas às Árvores. Estou no Brasil, Belém do Pará, e aqui também encontramos este tipo de crime. Um forte abraço e o convite a todos para escalarem conosco na Amazônia Oriental. Glauberj@hotmail.com