sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PÚBLICO

Corrida ao topo das árvores anima Serralves hoje e amanhã
12.10.2007, Cláudia Silva
Não estranhe se hoje e amanhã passar pelos jardins da Fundação de Serralves e deparar com uma corrida de subida às árvores. Não, não é um filme ao género Tarzan, mas o cenário está cheio de figurantes, cerca de 20 arboristas, tão rápidos e ágeis como a conhecida personagem.
Durante dois dias os olhares vão estar voltados para cima para ver qual dos participantes conquista o pódio do 4.º Campeonato de Escalada de Árvores. Iniciativa da Sociedade Portuguesa de Arboricultura, o evento pretende ser uma competição, mas igualmente mostrar as dificuldades que os arboristas enfrentam no seu dia-a-dia de trabalho. Com o objectivo de reunir profissionais e "todos os que simplesmente gostam de árvores", sem esquecer a questão da preservação, os concorrentes, portugueses e estrangeiros, vão hoje prestar provas diferenciadas de escalada e tratamento de carvalhos-americanos, plátanos e faias. Os cinco apurados brilharão amanhã numa prova final master que permitirá escolher o melhor dos melhores.
A fundação cede o espaço, mas o patrocínio é essencialmente de empresas do ramo, uma delas internacional. A iniciativa conta ainda com o apoio do Comité Internacional de Arboricultura, que, para além de organizador, arbitra a competição.
A escolha de Serralves prende-se com a "necessidade de mediatismo, mas relembra igualmente o carácter pioneiro da fundação nesta área", salienta Paulo Moura, arborista e um dos mentores do projecto. A par da competição, os mais pequenos podem imitar os graúdos e escalar cedros, acompanhados por monitores. O espaço conta ainda com uma feira de divulgação de material de arboricultura moderna.
Das 9h00 às 12h00 e durante a tarde, os jardins de Serralves estão abertos para assistir a esta aventura até à copa das árvores. A entrada é de 2,50 euros, excepto menores de 18 anos ou maiores de 65 e portadores de cartão da Caixa Geral de Depósitos ou cartão estudante, para quem a entrada é livre.

Sem comentários: